Para isso, os alunos se dividiram em grupos, escolheram um tema de interesse sobre a pandemia e elaboraram um formulário para que os alunos da escola respondessem. Ao longo do trabalho, os alunos buscaram informações de reportagens e estudos científicos, descreveram e analisaram os dados dos formulários e elaboraram uma apresentação com essas informações, que se encontram nas postagens deste blog. Alguns grupos também realizaram entrevistas.
Esse trabalho investigativo avaliou o impacto da pandemia sobre os seguintes temas: a saúde pública em São Paulo, a desigualdade social, a alimentação dos alunos, a saúde mental dos alunos e a fabricação de vacinas e sua eficácia.
Assim como aconteceu no Brasil e em todo o mundo, a pandemia teve impactos devastadores sobre os alunos e seus familiares.
Metade das famílias dos alunos da escola teve pela menos um caso de contaminação pelo novo coronavírus, e 23% dos alunos tiveram familiares que faleceram devido à COVID-19. Entre a comunidade escolar, não podemos deixar de registrar o falecimento da professora Celi, de Física, lamentado por todos.
Quase 72% dos alunos na escola estão sofrendo algum transtorno psicológico, principalmente ansiedade, sendo que para 35% deles o transtorno se desenvolveu durante a pandemia. 41% daqueles que sofreram algum transtorno não tiveram nenhum tipo de ajuda (familiar ou psicológica).
27% dos alunos aumentaram o consumo de alimentos ultraprocessados durante a pandemia, e quase metade dos alunos que engordaram acreditam que isso aconteceu por causa do consumo de ultraprocessados.
43% dos alunos tiveram familiares que perderam emprego, enquanto 65% das famílias dos alunos tiveram uma diminuição na renda. O ensino remoto impactou negativamente 83% dos alunos da escola, que estão aprendendo menos ou não estão aprendendo nada no EAD.
Essa tragédia se agrava ainda mais pelo fato de que poderia ter sido evitada. Depois de acumular séculos de estudos sobre doenças infecciosas, cientistas alertavam há anos sobre a possibilidade de uma pandemia como esta aparecer. Estima-se que políticas negligentes no combate à pandemia levaram à morte de centenas de milhares de pessoas no Brasil.
Apesar de toda a tragédia, que a pandemia nos permita tirar as lições econômicas, sociais e sanitárias necessárias. Espero que esta disciplina tenha contribuído um pouco para isso.
Prof. Guilherme
____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário